11/10/2009

A grief observed (Dor), de C. S. Lewis

Lisboa: Grifo, 1999 (1960), pp. 150, 7,50€

O que ler quando «estamos em baixo»? Há quem diga que nessas alturas é melhor ler histórias de ficção científica ou de aventura, «para esquecer a mágoa». Pelo contrário, há poucos dias conversava com um amigo e ambos coincidíamos na opinião oposta: nesses momentos, é necessário encontrar alguém (um amigo escritor, vivo ou não) que tenha experimentado o que estamos a viver, de maneira que nos possa tirar da solidão em que nos tendemos a fechar.

Feita esta premissa, percebe-se que estes cadernos de apontamentos, a modo de diário, que têm por título «Uma pena em observação», são exactamente isso: um estudo sobre a tristeza, que nos poderá levar além da mesma.

Na vida do genial C. S. Lewis, a morte da sua mulher Joy, após vários períodos sucessivos de agravamento duma doença incurável, foi ocasião deste escrito privado, que assinou com um pseudónimo. Já convertido ao Cristianismo, o escritor debate-se entre a presença e a ausência da pessoa amada, interroga-se pelos próprios sentimentos que prova, pela sua relação com Deus. E não deixa indiferente, no concreto das suas imagens e experiências, ao leitor que não tenha fechado o seu entendimento àquilo que é humano.

3 comentários:

Diogo Morais Barbosa disse...

Um dos melhores livros que li!... Extraordinário. Há livros em relação aos quais não sabemos o que dizer...

Diogo Morais Barbosa disse...

Um dos melhores livros que li. Um milagre de livro. Há obras em relação às quais não sabemos o que dizer!...

Paula Gonçalves disse...

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro e por isso não posso deixar aqui a minha opinião sobre o mesmo. Queria apenas deixar o titulo em português e a editora: "A anatomia de uma dor", Vida, 2006.

Boas leituras!