tag:blogger.com,1999:blog-83846304526744022192024-02-07T15:14:47.504+00:00viver intensamente"A condição única para ser sempre e verdadeiramente religioso é viver sempre intensamente o real" (L. Giussani).
Sugestões de literatura, cinema e cultura, para viver intensamente...Unknownnoreply@blogger.comBlogger125125tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-35843011774655689732016-02-18T13:18:00.000+00:002016-03-17T13:18:46.592+00:00Há lodo no cais (On the waterfront)
Elia Kazan, 1954
Terry Malloy é o
extraordinário protagonista desta obra-mestre, representado por um
muito jovem Marlon Brando. Dividido, o seu drama desenvolve-se entre
a aceitação conformista da rede mafiosa liderada pelo seu irmão e
por Mr. Friendly, e as várias provocações suscitadas pelo padre
Barry, pela atrativa Edie e pela própria verdade dos factos.
No cais ao qual cada manhã
Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-33879744854315055942016-02-09T16:43:00.002+00:002016-02-09T16:43:43.794+00:00Se Deus quiser (Se Dio vuole)
Edoardo Falcone, 2015
Um médico ateu, cheio de si
próprio e de belas frases feitas, vai encontrar-se perante uma
situação familiar que o deixará em xeque. Surpreendidos por um
cenário inesperado, cada um dos elementos da sua família reagirá
de forma diferente. A figura de um padre católico poderá estar no
centro do problema emergente, ou da sua solução. Sem dúvida,
médico e padre serão o Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-46957492560212032042016-01-25T12:54:00.000+00:002016-02-02T19:40:08.912+00:00O zoo de vidro, de Tennessee Williamsem Doce Pássaro de
Juventude e outras peças
Lisboa: Relógio d'Água,
2015, pp. 394, 18,00€
As obras do dramaturgo
Tennessee Williams estão atravessadas pela contínua busca desse
«qualquer coisa de inesperado pelo que vivemos e que sempre se
atrasa», segundo as suas próprias palavras. Em todas elas
encontram-se personagens opostos que, duma ou outra forma, tentam
encontrar um significado para as Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-58097887402520674192016-01-12T18:00:00.000+00:002016-02-02T19:39:57.259+00:00Sophia de Mello Breyner Andresen, Contos exemplares
Porto:
Porto Editora, 2014, 164 pp., 12,00€
Mais
do que uma narradora, Sophia de Mello Breyner é uma poetisa que
escreveu contos. Ao mesmo tempo, as suas narrações são tão
profundas que o Prefácio
do
Bispo António Ferreira Gomes chega a afirmar que nelas «há mais
conteúdo cristão que nas de Cervantes ou Camões», e que a sua
comunicabilidade essencial e interioridade riquíssima, feita de
Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-32703010688314143312016-01-04T15:44:00.003+00:002016-01-04T15:44:38.775+00:00A juventude (Youth)
Paolo Sorrentino, 2015
Quando o jovem actor Jimmy aparece caraterizado de Hitler, depois duma longa preparação para aquele que será o seu novo papel, confessa que por fim irá desistir. Porque? Porque esteve a observar as pessoas à sua volta e escolheu não deter-se no terror, mas falar do desejo. «Cada um de vocês abre os meus olhos» e, por diferente ou estranho que seja o desejo de cada Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-64430032660856974392015-01-07T18:08:00.001+00:002015-01-07T18:08:56.956+00:00A inocência do Padre Brown, de G. K. ChestertonLisboa: Aletheia, 2011, pp.
314, 15,30€
A figura dum
sacerdote-detective, à moda de Sherlock Holmes ou Hercules Poirot,
só pode ter sido imaginada por uma personalidade de génio como o
convertido Chesterton. Em contos de poucas páginas, encontramos a
tradicional apresentação dum crime, as tentativas de resolução e
a desarmante sagacidade do detective que apanha o criminoso; só que,
neste caso, oLuismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-47828504120504985012014-11-29T13:04:00.000+00:002014-11-29T13:04:46.032+00:00Boyhood: momentos duma vida (Boyhood)
Richard Linklater, 2014
«Mostrar a vida», as
coisas pequenas do dia-a-dia, os eventos normais, sem contar muitas
histórias, é a base deste avassalador filme de Linklater. Narra 12
anos na vida dum rapaz, Mason, filmados ao longo desse mesmo período
de tempo, e permite ver nos seus 166 minutos, de facto, a densidade
da vida.
Desde a primeira das 143
cenas, ficamos a simpatizar com o seu Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-43813091630166420552014-01-31T00:23:00.000+00:002014-01-31T00:23:00.706+00:00Rush – Duelo de rivais (Rush)Ron Howard, 2013
Numa das cenas finais de Rush, assistimos ao habitual desafio entre os heróis da história e surpreendemo-nos a querer que nenhum deles perca o duelo. É então que nos apercebemos que estamos perante uma narrativa diferente: deixando atrás a fácil oposição bons-maus, aqui reconhecemos pessoas reais, seres humanos com virtudes e defeitos, apresentados com uma genuína simpatia.
A Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-9569579891327429472014-01-18T03:53:00.000+00:002014-01-18T03:53:00.606+00:00O ofício de viver, de Cesare PaveseLisboa: Relógio d'Água, 2004, pp. 400, 19,90€
Ao usar o adjectivo «erudito» aplicado a um Autor, por vezes é hoje revestido duma conotação negativa, como se o vasto saber fosse uma espécie de má-criação para um leitor que se desclassifica como medíocre.
Eruditos e geniais são certamente os diários do romancista e poeta italiano Pavese recolhidos nesta obra. Percorrendo os últimos 15 anos da sua Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-29472394887688883692014-01-05T03:00:00.000+00:002014-01-04T13:27:23.926+00:00A vida secreta de Walter Mitty (The secret life of Walter Mitty)Ben Stiller, 2013
Os títulos de crédito duram mais de cinco minutos, depois de duas horas de filme; mas a sua estética, a música que os acompanha, a beleza que preencheu os olhos do espectador e as perguntas que lhe ficam no fim da história tornam-nos quase breves. Até quem veio sem grandes expectativas, não pode deixar de ficar espantado por uma originalidade mais do que interessante em Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-75333995763013043052012-12-14T02:25:00.000+00:002012-12-14T02:25:00.767+00:00A infância de Jesus, de Joseph Ratzinger/Bento XVILisboa: Principia, 2012, pp. 112, 11,90€
Aos seus 85 anos, o Papa Bento XVI completa a sua trilogia que medita sobre a vida de Jesus de Nazaré. Cada volume pode ler-se independentemente, mas em particular esta terceira entrega está dedicada a um universo muito diferente dos anteriores: a infância de Jesus, separada por uns 20 anos do resto da sua vida. E também porque o livro é descrito pelo Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-20091800152732189312012-12-04T13:23:00.002+00:002012-12-04T13:23:59.820+00:00Nos Idos de Março (The Ides of March)George Clooney, 2011
George Clooney, que costuma ser pretensioso e depois desiludir expectativas, dirige esta longa-metragem com mais discrição do habitual. Desta maneira, consegue que o verdadeiro protagonista não seja ele próprio, no papel dum governador na carreira a candidato democrata para as eleições americanas, mas sim um dos seus assessores de campanha, o sublime Ryan Gosling.Gosling, queLuismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-47328065211773244612012-11-15T19:50:00.001+00:002012-11-15T19:50:53.014+00:00À espera de Moby Dick, de Nuno AmadoLisboa: Leya, 2012, pp. 243, 14,50€
Não é muito comum encontrar um romance contemporâneo em português com um subtítulo tão comprometido como este: «Um homem em busca de si próprio». O seu autor, nascido em 1978, não tem a pretensão de chegar a ser número 1 de vendas, mas a sua tentativa de explorar a psicologia duma perda assume aqui um empenho humano de algum interesse.A obra narra um percurso Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-75385823024611498962012-11-08T11:16:00.002+00:002012-11-08T11:16:22.989+00:00César deve morrer (Cesare deve morire)Paolo e Vittorio Taviani, 2012
«Desde que encontrei a arte, a minha cela tornou-se a minha prisão». Assim diz um dos presos que teve a oportunidade de representar a tragédia de Júlio César na prisão de Roma, tema deste filme. No princípio da história, reclamava o seu direito a uma cela individual; já no final, reconhece que a arte o tinha aberto ao mundo.É um filme estranho este. Por uma parte, Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-2588160332111662752012-06-12T21:48:00.000+01:002012-06-12T21:48:00.865+01:00Duas vidas e um rio (A river runs through it)Robert Redford, 1992
Brad Pitt, aos seus só 29 anos, é a metade deste filme. A outra metade é o menos conhecido Craig Sheffer, seu irmão nesta narrativa de ficção (embora baseada numa autobiografia real). Os seus percursos e a relação entre ambos, desde a infância até à madurez, fazem deste filme um belíssimo canto à família e à amizade entre irmãos.
O mais velho dos irmãos, Norman, de cabelo Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-38819986999712626382012-05-31T17:43:00.000+01:002012-06-01T17:44:10.492+01:00Conta comigo (Stand by me)Rob Reiner, 1986
Numa aldeia dos Estados Unidos mais ocidentais, um grupo de quatro amigos pré-adolescentes vivem um fim-de-semana daqueles que todos idealizamos com nostalgia no fim da nossa infância. São quatro personagens quase estereotipadas: o duro, o sensível, o extravagante e o medricas – como cada um de nós era ou podia ter sido naquela mesma idade.
A história desenvolve-se quando se Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-19849886764966585622012-05-18T20:03:00.003+01:002012-05-18T20:03:54.196+01:00Cartas a um jovem católico, de George WeigelCoimbra: Tenacitas, 2012 (2005), pp. 256, 18,50€
«Basta ver um cartaz de cinema, entrar numa livraria ou ligar a televisão para nos apercebermos da imensidade de propostas eclécticas e confusas da cultura actual. Naturalmente, no melhor dos casos um jovem dos nossos dias só pode ficar perplexo e desorientado. Ou, no pior, céptico e prisioneiro de uma mentalidade comum tão informe quanto Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-24878497495365187672012-05-09T20:01:00.000+01:002012-05-18T20:02:07.393+01:00Vários artistas, U2's Achtung Baby tribute (2011)
Quem não se lembra da mudança de estilo que significou o álbum Achtung Baby na carreira dos U2? Para alguns, essa passagem a uma maior maturidade foi difícil de digerir, mas para a maior parte dos seus seguidores foi a transformação dum gosto numa paixão.
Em 2011, 20 anos depois desse lançamento, com mais 5 álbuns de estúdio e uma percurso de sucesso mais do que consagrado, alguns nomes famososLuismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-12622179111642196692012-04-28T16:48:00.001+01:002012-04-28T16:48:57.725+01:00Margarita e o Mestre, de Mikhail BulgákovLisboa: Relógio d'Água, 2007 (1966), pp. 366, 25,00€
«Um facto, como se costuma dizer, sempre é um facto, e não se pode virar-lhe as costas sem explicações». Até quando estes factos são tão extraordinários como os descritos neste romance, que demorou mais de 10 anos a ser escrito e foi publicado só 20 após a morte do seu autor. Factos que implicam o próprio Diabo, acontecimentos trágicos na Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-69762781176341527382012-04-21T08:10:00.000+01:002012-04-21T08:10:00.254+01:00Doutor Jivago, de Boris PasternakLisboa: Sextante Editora, 2010 (1957), pp. 562, 29,90€
Um dos grandes romances da literatura do século XX, um dos grandes romances russos de sempre: um clássico.
A um leitor ocidental contemporâneo chama a atenção a grande quantidade de personagens do romance (algumas edições até contêm um índice de nomes). São centenas deles, cada um com nome, apelido e patronímico, cada um com a sua Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-72106035826804605022012-04-18T19:36:00.001+01:002012-04-18T19:43:57.233+01:00O lado longínquo do mundo (Master and comander)Peter Weir, 2003
Um navio inglês percorre os mares da costa do Brasil e das Ilhas Galápagos no início do século XIX, desafiando as condições meteorelógicas e, sobretudo, o barco inimigo das frotas francesas de Napoleão. Não é só necessário defender a própria vida, mas também uma missão: «Este barco é Inglaterra», chega a dizer o capitão num dos seus discursos à tripulação.
Neste contexto, o bomLuismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-69546869496522849812012-03-29T13:03:00.001+01:002012-03-29T13:10:32.600+01:00East of Eden (A leste do Paraíso)Elia Kazan, 1955
Baseado na parte final do romance do Nobel da Literatura John Steinbeck, o primeiro dos filmes protagonizados pelo mítico James Dean é justamente considerado um clássico do cinema. Numa revisitação da história de Caim e Abel, lê-se entre as linhas o tema dum irmão que «mata» o outro e é condenado a viver errante, nas terras «a leste do Paraíso» (Génesis 4).
A tendência Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-29530179160940546882012-03-23T04:02:00.001+00:002012-03-23T04:02:00.676+00:00Na origem da pretensão cristã, de Luigi GiussaniCoimbra: Tenacitas, 2012, pp. 138, 15,00€
Este é o segundo livro duma trilogia conhecida como o «PerCurso», da qual O sentido religioso era o primeiro. Aquele falava do homem e da sua abertura ao mistério, enquanto que este dedica a sua atenção à pessoa de Jesus Cristo e à pedagogia da revelação cristã.
O termo «pretensão» que o título inclui deve ser bem entendido: ao contrário do que possa Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-47917559007931573632012-03-15T17:36:00.002+00:002012-03-15T17:37:17.766+00:00Cartas ao Pastor Jaakob (Postia pappi Jaakobille)Klaus Härö, 2009
Certo: não aparenta prometer muito um filme finlandês com praticamente só três personagens, com o orçamento e efeitos especiais deste blog, com uma «banda sonora» composta por breves fragmentos dum nocturno de Chopin, e com uma trama que se pode resumir em 3 linhas.
Ainda assim, a história que une um pastor luterano cego, uma ex-presidiária e um carteiro, tem uma sua força humanaLuismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8384630452674402219.post-26394109776994309142012-02-29T12:46:00.000+00:002012-03-01T12:49:58.766+00:00Esplendor na relva (Splendor in the grass)Elia Kazan, 1961
O título deste filme vem duma das mais famosas e belas poesias do escritor do Romantismo inglês William Wordsworth, citada no próprio filme: "Though nothing can bring back the hour of splendour in the grass, / of glory in the flower, / we will grieve not, / rather find strength in what remains behind".
A beleza deste filme é que encarna duma forma poderosa e profunda esta Luismihttp://www.blogger.com/profile/14491070885185689726noreply@blogger.com0